Pesquisa do Instituto Coronato mostra intenção de votos para prefeito de São Luís

Pesquisa do Instituto Coronato mostra intenção de votos para prefeito de São Luís

Se a eleição para prefeito de São Luís fosse hoje, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) sairia na frente da disputa e já teria seu lugar garantido no segundo turno com 20% dos votos, conforme intenção estimulada captada pelo Instituto Coronato, de Goiânia (GO). Neste cenário, quando os eleitores manifestam opção diante de uma lista de possíveis adversários, o atual prefeito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), teria os votos de 16% dos eleitores.

Este é o primeiro levantamento sobre a intenção de voto que um instituto com abrangência nacional realiza em São Luís, em 2016. A amostragem contratada por si mesma é uma espécie de prospecção de mercado na capital maranhense. Além de apurar a intenção de voto, a pesquisa do grupo goiano inclui cenários para avaliar a audiência de rádios, portais de internet e de TV.

O deputado Bira do Pindaré (PSB) assumiu a terceira colocação e já aparece com 11,60%, colado com o também deputado Wellington do Curso (PP) que caiu para a quarta colocação, com 10%. O vereador Fábio Câmara (PMDB), com 9,40%, aparece na quinta colocação, seguido da também vereadora Rose Sales (PMDB) que tem 5, 20%. O deputado Eduardo Braide (PMN), vem sétima posição, com 2%. Os demais candidatos somaram 2,80%. A pesquisa inclui todos os que vinham sendo cogitados, inclusive, Zé Inácio (PT) – que chegou a ser colocado com pré-candidatos – e João Bentivi (PHS).

Os eleitores que disseram votar em branco ou nulo somam 19% e os que disseram ainda não saber são 4%. O levantamento, que ouviu 1.000 pessoas, com mais de 16 anos residentes na cidade, tem margem de erro máxima de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Os dados foram coletados entre os dias 22 e 26 de julho. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, sob protocolo MA – 09781/2016.

SEGUNDO CENÁRIO
A pesquisa mediu ainda a intenção de votos com um cenário entre cinco dos dez pré-candidatos. Nesse quesito todos os postulantes ampliaram seus índices, a deputada Eliziane Gama, sai de 20% para 24%; Edivaldo Holanda Júnior, pula de 16% para 20%. Bira do Pindaré, também evoluiu e saiu de 11,60% para 15%; Wellington do Curso, pulou de 10% para 13% e Fábio Câmara, que pulou de 9,40% para 12%. O total de eleitores que votariam em branco ou anulariam o voto somam 10% e 6% não quiseram responder a pesquisa ou declararam não votar em nenhum candidato.

ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados são perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos possíveis candidatos, 36% declaram não saber em quem votar, enquanto 7,20% disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto.

image-2

Na livre menção dos eleitores, quem lidera é o atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior, citado por 24,60% das pessoas. Em segundo lugar aparece a deputada Eliziane Gama, com 11,60%. Bira do Pindaré aparece 8,40%, seguido por Fábio Câmara com 4,40%; Wellington do Curso por 3,20% e Rose Sales com 1,60%. Eduardo Braide é citado por 0,20%.

AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Na mesma pesquisa, os eleitores também responderam sobre a avaliação da administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, em São Luís.

Segundo o Instituto Coronato, 64,80% desaprovam a forma como Edivaldo Holanda Júnior vem administrando o município; 33,80% declaram que a aprovam. Aqueles que não sabem ou preferem não responder somam 1,40%.

Veja os números:

ava

Os eleitores também avaliaram os pontos positivos e negativos da administração municipal. O Instituto Coronato perguntou: o que de melhor o prefeito Edivaldo Holanda Júnior já fez em favor do povo de São Luís? Aparecem como mais citados como pontos positivos o asfaltamento e reforma de praça. Entre os pontos negativos, a limpeza pública, transporte e geração de emprego.

MELHOR E O PIOR SECRETÁRIO 

Também na pesquisa espontânea, o Instituto fez a seguinte pergunta aos eleitores de São Luís: Em sua opinião, qual o melhor e qual o pior Secretário do prefeito Edivaldo Júnior? Para 2% dos entrevistados, o secretário de obras, Antônio Araújo foi considerado o pior do staff do governo municipal e Diogo Lima, secretário de Urbanismo, foi avaliado por 1,40 % dos ludovicenses como o melhor auxiliar da administração pedetista.

SEGUNDO TURNO
O atual prefeito da cidade de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), seria derrotado por todos os prováveis concorrentes à prefeitura da capital maranhense no segundo turno se as Eleições 2016 fossem hoje. O Instituto Coronato indica que o pedetista sofreria revezes para Eliziane Gama (PPS) e Fábio Câmara (PMDB).

Em um eventual segundo turno entre Edivaldo e Eliziane, o placar ficaria assim: 60% de preferência para o a deputada federal e 19% do pedetista. Neste cenário, Branco ou nulo somam 13,40% e não sabem ou preferem não responder somam 7,20%.

Na simulação de segundo turno entre Edivaldo e o vereador Fábio Câmara, o peemedebista teria 46,40% dos votos e o pedetista, 25,60%. Neste caso, brancos e nulos são 19,80% do total e os indecisos somam 8,20%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *