Habilitação para motos ‘cinquentinhas’ já é obrigatória

Habilitação para motos ‘cinquentinhas’ já é obrigatória

motocinquentinha

Trânsito do Maranhão (Detran/MA) alerta que, na quarta-feira (01), começou a exigência pela habilitação para conduzir as motos conhecidas como “cinquentinhas”. O motorista que guiar motocicletas de 50 cilindradas, agora, vai ter que apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria A, ou a chamada ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores). O prazo final para regularização era para o dia 29 de fevereiro e foi estendido até o dia 31 de maio.

Segundo a coordenadora de Habilitação do Detran-MA, Nazaré Nunes, a fiscalização será feita em todo o país. “Muitos motoristas nos procuraram para fazer a habilitação, mas, os Centros de Formação de Condutores exigiram um prazo maior para se ajustarem às novas regras e ofereceram o curso para ACC. A partir de hoje, o prazo para que as autoescolas se preparassem também se esgotou”, explicou.

Para tirar a ACC, o candidato cumprirá um tempo mais rápido nos centros de formação com 20 horas/aula de curso teórico e 10 horas/aula de curso prático, enquanto que a (CNH), na categoria A (motos), a carga-horária é bem maior. Nazaré Nunes lembra que o condutor da categoria A poderá conduzir qualquer tipo de moto, enquanto a ACC é restrita às “cinquentinhas”.

Além da exigência de documentação, os condutores de motos 50cc, também, estão sendo cobrados pelo licenciamento. Até pouco tempo muitas dessas motos não tinham nem placas, mas, o Departamento Nacional de Transito (Denatran) determinou que os Detrans passassem a emplacar os ciclomotores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *