Prefeitura de Bequimão participa da entrega de kits para criação de sururu de estacas em Paricatiua

Prefeitura de Bequimão participa da entrega de kits para criação de sururu de estacas em Paricatiua

SURURU-620x330

Com o apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, representada pelo secretário de Administração, Transporte e Infraestrutura, José Orlando Ferreira, foram entregues, nesta terça feira (19), os kits do projeto Módulo Experimental de Cultivo de Sururu em Estacas, que será desenvolvido na comunidade de Paricatíua.

O projeto é coordenado pela bióloga Isabela Neiva Moreira, que é mestre em Biodiversidade e Conservação, e visa a promover pesquisas para o desenvolvimento desse tipo de atividade no Maranhão. Como forma de experimento, foi escolhido o Rio Itapetininga, inicialmente no Paricatíua. Duas turmas de capacitação em Cultivo de Moluscos, envolvendo 30 pessoas, em cada, já foram realizadas.

Os treinamentos foram feitos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). A partir daí, foram escolhidas 10 famílias para aprender toda a metodologia de cultivo, com acompanhamento de pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Maracanã.

Os kits entregues foram doados pelo Governo do Estado, por meio da SAGRIMA, representada no ato pelo secretário adjunto Fortunato Macedo. Os pescadores receberam chapéus com protetor de nuca, botas, luvas, redes para cultivo, caixas de isopor, caixas de monobloco, cordas e canos.

Também participaram da entrega o deputado estadual Zé Inácio (PT), além de lideranças da comunidade e incentivadores do cultivo, como o presidente do Sindicato dos Pescadores de Bequimão (SINDPESCA), Odoriel de Paricatíua.

DO TRIBUNA DE BEQUIMÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *