Vídeo: Crianças caminham 3km para chegar à escola em Paço do Lumiar

Vídeo: Crianças caminham 3km para chegar à escola em Paço do Lumiar

Blog Udes Filho

Escola Tatiana Alves da Silva, no Combique, que foi toda reformada, mas não funciona
Escola Tatiana Alves da Silva, no Combique, que foi toda reformada, mas não funciona

As crianças caminham 3 km de casa até a escola. Esse percurso é feito diariamente por várias crianças, que precisam chegar  a Escola Municipal Vereador Francisco Oliveira Dias, na Avenida Principal de Pedrinhas, no Porto de Mocajituba, em Paço do Lumiar.

A cena, que se repete diariamente, piorou desde o ano passado, quando o transporte público escolar de responsabilidade do poder público municipal, que já era insatisfatório, deixou de funcionar de vez, dizem as mães de alunos.

No mês passado, após pressão de mães e pais de alunos, um ônibus da empresa Cris Bell passou a, esporadicamente, atender os estudantes. No entanto, quando passa, sempre em horário muito adiantado ou atrasado demais, dificultando o acesso das crianças ao transporte escolar.

ESCOLA FANTASMA

O que mais espanta as mães e pais de alunos do Cotovelo é o fato de existir na comunidade, a poucos metros de suas residências, uma escola que já foi reformada, mas está sem funcionar há pelo menos dez anos. De acordo com relatos, há uns dois ou três anos a Escola Tatiana Alves da Silva foi toda reformada e totalmente equipada com ventiladores, cozinha e todo o aparato para um bom funcionamento. Mas dias após, em período eleitoral, segundo afirmam os moradores, todos os equipamentos instalados foram recolhidos e levados em um caminhão sem qualquer explicação. Caso funcionasse, ao invés de ser apenas um prédio público que serve de esconderijo para marginais e como motel público, a Escola Tatiana Alves da Silva ajudaria a amenizar os problemas da comunidade escolar do Cotovelo.

NOTA DA PREFEITURA IRRITA MÃES DE ALUNOS

Por meio de nota encaminhada ao Blog do Udes Filho, por sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Paço do Lumiar, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), tentou explicar a situação da precariedade no transporte escolas, mas acabou irritando os responsáveis pelas crianças e adolescentes, que já requisitaram as imagens da reportagem para servir como base para uma denúncia ao Ministério Público.

Na nota, a Prefeitura afirma que o transporte escolar dos alunos das comunidades do Combique, Cotovelo, Pedrinhas e Porto do Mocajituba está funcionando parcialmente, devendo ser regularizado até o final do mês de abril.

Para a Patrícia Santos, moradora do Cotovelo e mãe de crianças matriculadas nos turnos matutino e vespertino, na Escola Vereador Francisco Oliveira Dias, a resposta da prefeitura foi bastante insatisfatória.

“É a mesma conversa que ouvimos todas as vezes que fomos até a prefeitura reclamar e protestar, mas nunca solucionaram nada. […] Agora, queremos soluções e não mais promessas mentirosas. Vamos fechar a Prefeitura em sinal de protesto e encaminharemos denúncia ao Ministério Público”, desabafou.

Veja a íntegra da nota da Prefeitura de Paço do Lumiar

ESTADO DO MARANHÃO

PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR

COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

12/04/2016

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

1 – O serviço de transporte escolar que atende aos alunos das comunidades do Cumbique, Cotovelo, Pedrinhas e Porto do Mocajutuba está em funcionamento parcial, devendo ser plenamente regularizado até o final do mês de abril, com a ampliação da frota, ofertando mais um veículo para atender a estas localidades;

2 – O prédio escolar existente na comunidade do Cotovelo foi reformado e desativado em gestões anteriores, porém, em avaliação da situação estrutural e do estado em que se encontra o local, foi constatado pela administração que não oferecia condições de uso. Está sendo realizada nova análise para emissão de laudo técnico, a fim de que se proceda com as intervenções necessárias de recuperação da escola;

3 – Crianças e adolescentes que moram na região estão regularmente matriculados em escolas das proximidades, que ofertam todos os níveis e etapas de ensino de competência do município;

4 – Por fim, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação ratificam seu compromisso em bem servir à comunidade e melhorar cada dia mais os serviços de assistência à classe estudantil.

Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar

Secretaria Municipal de Educação

Paço do Lumiar, 12 de abril de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *